12 junho 2007

Spirited Away / A Viagem de Chihiro

Mais uma sugestão que vos deixo. Um filme de anime de 2001 que me deixou maravilhado.
Para quem já o viu sugiro um outro que tem por nome "O Castelo Andante" também do mesmo realizador (Hayao Miyazaki).



Em todos os países existem lendas e tradições a partir das quais se contam as grandes histórias.

No Japão diz-se que existe uma cidade onde os espíritos, os deuses e os monstros vão descansar de vez em quando depois das suas cansativas tarefas. Qualquer ser humano que entre nessa cidade é castigado: ou é transformado em animal ou tem que trabalhar para os deuses.

A Viagem de Chihiro baseia-se nesta lenda.

Tudo começa quando Chihiro, uma menina mimada de 10 anos, e os seu pais (Akyo e Yuko) vão viver para uma nova casa nos subúrbios; Chihiro não gosta desta mudança e amua.

A caminho da nova casa acabam por se perder na estrada e chegam a um túnel que os leva a um sítio que pensam ser um parque de diversões abandonado. Na verdade o túnel é uma passagem para o mundo dos deuses e monstros.

A família decide explorar a misteriosa cidade que parece completamente abandonada, tal como uma cidade do velho Oeste americano, apesar de estar decorada com um ambiente muito festivo.

Os pais de Chihiro são imediatamente tentados por comidas irresistíveis. O problema é que comem uma refeição proibida e acabam transformados em gigantescos porcos que grunhem sem parar.

Chihiro tem então de ir trabalhar para Yu-baba, uma assustadora velha com uma cabeça enorme e um corpo pequenino, que gere esta fantástica cidade. A primeira coisa que tem que fazer é deixar de usar o seu nome, trocando-o por Sen.

Inicialmente, Chihiro aceita esta situação e faz o seu trabalho normalmente, mas decide libertar-se quando percebe que estava a começar a esquecer o seu próprio nome e a habituar-se cada vez mais a ver os pais como porcos.

Quando Chihiro procura ajuda, encontra um amigo em Haku, um misterioso rapaz com poderes mágicos. É ele que a apresenta aos espíritos que habitam no parque à noite.

No mundo onde Yu-baba manda, as pessoas têm sempre de viver entre os perigos que os podem engolir a qualquer momento: Chihiro tem que ter muito cuidado com tudo o que diz.

As suas vivências com monstros, espíritos e lendários seres do passado conduzi-la-ão através de uma enorme quantidade de extraordinárias aventuras, muito para além do que ela alguma vez se julgaria capaz.


Trailer

1 comentário:

NCa disse...

Huum...que me parece tentador...se for tão bom como o castelo andante fico fã...ihihih!!!
GMT