10 maio 2007

Eurovisão (recordações)

Hoje (5ª-feira, dia 10 de Maio) é a semi-final 2007 do FEC (Festival Eurovisão da Canção). Nada melhor que recordar as músicas que representaram o nosso país nos últimos anos.

Em 2006 as Nonstop foram as representantes lusas com um tema que não passou à final (para não variar) onde tiveram uma prestação mediocre e com alguma descoordenação em palco.


2006 - Nonstop "Coisas de Nada"

Em 2005 fomos representados pelo grupo 2B, composto por Luciana Abreu (a conhecida Floribella) e Rui Drumon (uma das vozes do "Dança Comigo" da RTP).
Amar, nome da música, era rica em ritmo e novas sonoridades numa música portuguesa para além de serem duas grandes vozes. Na apresentação na semi-final eles não se portaram muito mal. Bem coreografados mas mal preparados para puxarem pela voz enquanto dançavam para além de alguns problemas de som que se notaram aquando do festival em directo. Enfim... mais uma coisa a fazer-nos ficar pela semi-final do FEC.


2005 - 2B "Amar"

Em 2004 foi implementado o sistema de semi-finais dado o alargamento do festival aos novos países emergentes no leste europeu e foi a finalista da Operação Triunfo da RTP desse mesmo ano que nos representou. Sofia cantou "Foi Magia" sendo, na minha opinião, uma das piores prestações da moça desde os tempos da Operação Triunfo. Poderia ter feito bem melhor.
Sempre pensei que o Euro nos trouxesse mais projeccção... mas enganei-me.
Será que é o nosso karma ficarmos pelas semi-finais e sempre como lanternas vermelhas?


2004 - Sofia "Foi Magia"

Em 2003 fomos representados por uma grande música e por uma grande voz. Rita Guerra levou até Riga "Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)". Na minha opinião uma das melhores prestações de sempre na Eurovisão. Pena é que ficamos mais uma vez nos últimos lugares, 22º com 13 pontos.


2003 - Rita Guerra "Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)"

Em 2002 não participamos mas em 2001 estivemos presentes com os MTM e a canção "Eu Só Sei Ser Feliz Assim". Uma canção que passou ao lado de muitos portugueses (incluindo-me a mim que já nem me lembrava desta música). Mais uma vez uma má classificação. Ficamos em 17º com 18 pontos.


2001 - MTM "Eu Só Sei Ser Feliz Assim"

...longe vai o tempo de canções como a de Dulce Pontes e "Lusitana Paixão" (1991) ou de Lúcia Moniz e "O Meu Coração Não Tem Cor" (1996) ou até mesmo José Cid com "Um Grande Amor" (1980). Em 1991 Dulce levou até ao 8º lugar a alma lusa e foi considerada a melhor voz feminina daquele ano. Já Lúcia Moniz conseguiu uma das melhores posições de sempre. Um grande 6º lugar mas que merecia ter ficado pelo menos nas 3 primeiras posições. Já José Cid também conseguiu um excelente 7º lugar em 1980. Uma música alegre e bastante internacional graças ao seu poderoso refrão multi-linguístico.
Aqui ficam para recordar...


1991 - Dulce Pontes "Lusitana Paixão"


Lúcia Moniz "Meu Coração Não Tem Cor"


1980 - José Cid "Um Grande Amor"

Como não poderia deixar de ser... altura pra recordar uma das melhores apresentações de sempre (embora tenha tido uma péssima classificação). A nossa "gata das botas" e de saia verde aos folhos digna do actual estilo Floribella. Dora e a canção "Não Sejas Mau P'ra Mim" representaram-nos em 1986, classificando-se em 14º. Um look muito à frente para uma moda que só chegaria um ano mais tarde com a rainha da pop Madonna.


1986 - Dora "Não Sejas Mau P'ra Mim"

Dora voltou a representar-nos mais tarde, em 1989, com uma canção mais em jeito de balada. Chama-se "Voltarei" e já com um look mais sóbrio não conseguiu melhor posição, ficando-se pelo 16º.
Já que referi a pioneira no look "Madonna" mas versão "Dora" porque não falar na primeira girlsband nacional e quiçá internacional. As Doce representaram-nos em 1982 com o tema "Bem Bom". Não conseguiram uma má posição mas naqueles bons e velhos tempos também não haviam tantos países a participar no FEC. As doce ficarem em 13º num grupo de 18 países.


1982 - Doce "Bem Bom"

Para terminar, e porque Portugal conseguiu mais vezes boas classificações (salvo seja) aproveito para recordar Nucha e "Há Sempre Alguém" que nos conseguiu um 7º lugar em 1990. Sara Tavares també nos representou, em 1994, com "Chamar a Música" conseguindo um óptimo 8º lugar.


1990 - Nucha "Há Sempre Alguém"


1994 - Sara Tavares "Chamar a Música"

3 comentários:

White_Fox disse...

Antes de mais obrigado pela tua visita!
E concordo com mt do que dizes. Tb acho que a rita guerra foi das melhores vozes que apareceram a representar Portugal! E a música era bem fixe!
E sim, a lúcia monis tb esteve mt bem. Nunca tinha ouvido a música. Mas gostei bastante...

NCa disse...

Acabei de descobrir que Portugal ficou em 11ºlugar na Semi-final...afinal foi so por um lugar que Portugal não "pulou" ate á final...

..::: Voice in MHz:::.. disse...

Pois.. são coisas da vida. Por 3 pontos não ficamos numa final em que também teriamos hipoteses já que as músicas não eram nada de especial. Pelo menos iriamos ficar à frente da Irlanda ou da Inglaterra... Hehehe.

Mas irei postar sobre as duas edições em breve.