14 maio 2007

EROVISÃO 2007 - (RES)CALDO


E já aconteceu mais um F.E.C. (Festival Eurovisão da Canção). Mais um em que levamos um artista e que voltou de mãos a abanar. Este ano, pelo menos, fizemos boa figura na semi-final. Conseguimos o 11º lugar, com 88 pontos (entre os 28 países concorrentes), ficando a 3 pontos do 10º que acabou por passar para a final.
A Sabrina não esteve mal, não senhor. Cantou bem e de entre as músicas que se apresentaram teriamos mesmo que ficar nos quinze melhores da semi-final.


Resta saber o que acontecerá daqui para a frente. Será que em "equipa vencedora não se mexe" e o Emanuel passa a ser a Rosa Lobato Faria do século 21 ou as coisas vão mesmo "apimbalhar" de vez e começamos a ver a Ágata, a Ruth Marlene, o Quim Barreiro ou até mesmo o Toy a escreverem músicas para o evento?!
Certo é que desde que participamos em semi-finais esta foi a melhor classificação de sempre do nosso país à beira mar plantado.

Uma ou duas coisas pelo menos acabei por compreender. Os países ocidentais estam cansados dos FEC acabando por não assistir ou não votar e os de leste (por ser ainda uma novidade dada a recente entrada dos respectivos países) estam ao rubro por entrarem num evento desta dimensão. Nota-se à distância que isto acontece pelas votações dadas por cada país. Portugal deu 12 pontos à Moldávia na semi-final e 12 pontos à Ucrânia na final. Já repararam na quantidade de gente de leste que se cruza connosco nas ruas de qualquer cidade ou vila portuguesa? Não tenho nada contra os emigrantes e até acho que fazem falta ao país, agora que eles gastaram "rios" de dinheiro em chamadas de votação isso gastaram. Eu votei na semi-final e não tenho problema algum em dizer que o meu voto foi para a "Drama Queen" pela carga "revolucionária" que levaria à final juntamente com a canção da Ucrânia. Iria fazer lembrar a vitória de Israel em tempos que já lá vão.

Como é que será daqui em diante já que os países ocidentais não ficaram classificados para a final do próximo ano?
Ora aqui está uma pergunta pertinente já que os países pioneiros na Eurovisão (Inglaterra, Irlanda, França, Espanha, etc) ficaram no fundo da tabela da final. Será que no próximo ano vão à semi-final como Portugal? Será que vão pressionar a organização do FEC para que modifiquem as regras do concurso alterando o sistema para duas semi-finais e uma final (que está previsto para 2009) para que assim estejam todos em igualdade de participação? O que é certo é que as músicas apresentadas no FEC por esses países também não eram nada de especial. Resta esperar para vêr... e eu cá estarei para acompanhar tudo.
Na minha opinião cada país teria de cantar na lingua de origem ou então tudo numa unica lingua. Já seria menos uma desvantagem para alguns países (mesmo que esteja a ir contra a nossa lingua mãe).

Um verdadeiro caldo eurovisionado foi ao que assistimos este ano.
Será que para o ano o caldo será mais "saboroso" e condimentado?

PS: Será que alguém reparou que a Itália este ano não participou?


Sabrina - "Dança Comigo (Vem Ser Feliz)" ao vivo no FEC 2007

3 comentários:

Voyager disse...

Inglaterra, Espanha, França e Alemanha ficaram nos últimos lugares, mas têm sempre lugar garantido na final. Mas o ESC realmente necessita de uma reforma urgente e tenho muitas dúvidas que o sistema de 2 semi-finais vá resolver o problema...

Anyway, pena que para mim a grande surpresa, a Eslovénia, não tenha ficado num melhor posto.

White_Fox disse...

Pois. Sabes o que é que aconteceu à Itália?
Tb acho que deveria de haver qualquer alteração naquele sistema de votação.
O pessoal não vota nas músicas, mas sim no país vizinho! Isso é muito mau!
Vdd seja dita k a música deste ano não valia um corno (e a rapariga até tinha uma voz girinha).
A ver vamos o que acontece para o ano...

SeñorDeLosAnillos disse...

É mesmo! Surpesas foi que não faltou! Mas comecemos pelo vencedor... A camionista merecida ter ganho (sim, refiro-me assim a ela pois também havia "travecas" e "bichas"). Depois a Ucrânia??? Oh meus amigos...aquilo era palhaçada! E a Rússia em 3º..tsss tsss onde está a qualidade?
A Turquia...gostei sim senhor...senhor!
Mas o que foi feito de boas canações como a da Suécia, Eslovénia, Hungria.... até a França se redimiu e trouxe uma musica engraçadita!
Mas obviamente que se fez justiça...o Reino Unido (o que rea aquilo???) Alemanha (Egocentrismo já vimos que não resultou no ano passado com a Islândia), ou a Suiça com o Bobo...(Bravo Time!!!)
Vamos lá ver se para o ano o caldo ferve entra em ebulição!