15 março 2007

Festivais ou Bailaricos?

Se existe um programa televisivo que costumo seguir com algum interesse é o Festival Eurovisão da Canção. Um espectáculo onde vários países mostram as suas vozes, musica, originalidade, cultura. Pode-se mesmo dizer que aquele sim é um verdadeiro espectáculo musical, independentemente das músicas ganhas ou não. Afinal as opiniões são como as vaginas… (já diria uma amiga minha).

Já do Festival RTP da Canção não sou propriamente um fã, nem nunca fui. Mas este ano até que fiquei surpreendido com a música vencedora, pela negativa, claro!

Com um misto de falta de gosto na sua letra (letrista: o conceituado cantor pimba Emanuel), uma voz, Sabrina, da qual nunca tinha ouvido falar, e a qual poderia ter mais umas quantas aulas de canto (coitada… as cordas vocais já não dão mais) saiu uma música com uma sonoridade altamente “popularucha”. A sensação que me deu foi que os portugueses assistiram em directo a um bailarico televisivo.

Mais surpreendido fiquei quando comecei a ler alguns comentários na internet onde pude constatar que as opiniões se dividem mas que na grande maioria têm algo em comum e com esperança numa melhor pontuação. Também estão atónitos? Não fiquem, vou passar a explicar.

Entre comentários como …“Força Sabrina!”…, …“Que vergonha. Acho que vou chorar ao ver a Eurovisão!”… ou ainda …“Poderiam meter uma vaca melhor a abanar a anca e as mostrar os peitos. A Ana Malhoa enche mais a vista”… encontrei unanimidade na maioria dos posts e tudo porque, dizem eles, a música é mais melodiosa, com ritmo, mais latina, com grandes possibilidades de maior aceitação dentro de países de origem latina ou até mesmo nos países de leste. O que é certo é que das centenas que acabei por ler, tal não foi a curiosidade, acabei por perceber que alguns desses comentários vinham de países como a Turquia, Grécia ou até mesmo da vizinha Espanha onde acabei por ler algo como …“It’s the best song ever!”…, …“Finally Portugal bring do E.S.C. a joyfull music”… ou ainda …”If it doesn’t win will be in the top 5 songs.”… E o que é que uma pessoa diz a estes comentários?

Não se diz nada, não é?

Pois bem… altura de deixar a minha opinião depois de ter divagado sobre o que foi escrito na Internet.

Considero a música popular ou até mesmo Pimba. A voz poderia ser melhor, pois existem vozes femininas muito mais bonitas e poderosas que da Sabrina (desconhecida da grande maioria dos portugueses).

Por outro lado também sou da opinião de que a música por ser diferente e com uma sonoridade mais latina, não deixando de ser nossa, poderá ter outro tipo de hipóteses dentro dos outros países. Talvez com mais uns arranjos na orquestra, com um pouco de originalidade (com a inclusão de instrumentos e coreografias que encham a vista) e com a “nossa piquena” Sabrina a ter aulas de canto e de dança.

Uma coisa é certa. Será uma nova experiência dentro da Eurovisão. Quem sabe não é esta uma das melhores formulas para conseguirmos chegar à final e até ficarmos no top 10 da final(?). Quem sabe se a música Pimba não será o futuro de Portugal na Eurovisão(?) ou já se esqueceram do sucesso que o Tony Carreira, Emanuel, Luís Filipe Reis, etc, fazem um pouco por toda a Europa?

O melhor mesmo é esperar-mos para ver. Eu vou assistir com toda a certeza às emissões e vou estar a torcer por Portugal e pela Sabrina que tanto vai precisar do apoio de todos nós (independentemente dos gostos musicais de cada um). Afinal ela vai defender as cores da nossa bandeira junto dos restantes europeus.

Para quem não viu o Festival RTP da Canção aqui fica o vídeo da música vencedora.


Sabrina - "Dança Comigo (Vem Ser Feliz)"

2 comentários:

DeepDioguini disse...

Ola pedro.Estava aqui a navegar internauticamente e passei aqui pelo teu blog e acabei por saber que tinha acontecido o festival da canção! lol obrigado por colocares o video e tudo para simplificar a vizualização deste acontecimento que para mim e um concurso bastante interessante, pena e que em Portugal se tenha vindo a perder esta ''tradição'', talvez por nunca tenhamos conseguido um lugar de destaque de que nos orgulhassemos.
Em relação a música, tambem considero que ate temos cantoras que tem melhores vozes e ate mais jeitosas, e pessoalmente tambem não e musica que me agrade muito. MAS atendendo a que 90%das pessoas que vao avaliar a cançao nem percebem patavina de portugues, o conteudo da letra torna-se insignificante. Em relação a sonoridade a musica esta bastante popularuxa,alegre, ritmo latino que penso que será uma mais valia para o concurso europeu. Resumindo: O que eu gostava era que portugal obtive-se uma boa qualificação no concurso e não que a sabrina grave um cd! bjos e abraços do amigo de Leiria Diogo Sousa

Anónimo disse...

http://portugal-eurovisao.blogspot.com/