10 julho 2009

Sempre pensei que fosse uma miragem no deserto

Há tantos anos que oiço falar no arranque das obras de requalificação do "Fosso da Muralha" na minha cidade (Peniche) que já as via em miragem desértica ou até mesmo virtual. Mas ao que parece afinal vão mesmo avançar.
Curiosamente avançam numa altura em que estamos a aproximar-nos das Autárquicas 2009.

Terá o Sr. António José Correia sido inteligente ao anunciar estas obras nesta altura do "campeonato"?

Para mim a resposta é NÃO.
A entrada da cidade já ficou mais agradável e simpática, com zonas relvadas, pistas para corridas ou passeios pedestres, etc... mas mesmo assim não é o suficiente para convencer o "Zé Povinho" Sr. Presidente.
Sr. António José Correia, o meu voto não o recebeu e não o vai receber desta vez. Em quatro anos de mandato não fez mais nada a não ser falar na Ilha da Berlenga (um verdadeiro paraíso, sem dúvida), no "Bar do Bruno" como se fosse o único em Peniche (Baleal) e o melhor de todos os existentes. Dar autorização a bares para funcionarem como discotecas até às 4 da manhã arruinando com as verdadeiras discotecas já existêntes (quer em Peniche como Baleal) e concretizar obras deixadas pela anterior câmara PS.

Como se isso não bastasse ainda efectuou alterações absurdas a alguns desses projectos que recebeu de bandeja. Melhor exemplo disso são mesmo as obras de requalificação do Campo da República, vulgo Campo da Torre.

Começo sinceramente a achar que Peniche começa a tornar-se num verdadeiro monumento ao "calhau", começando pela belissima e natural Nau dos Corvos, passando pela rotunda do Campo da República e terminando no imenso cascalho e brita que se encontra no mesmo espaço. Não me esquecendo da rotunda do Porto de Pesca que também tem dois blocos de pedras disfarçados com flores por lá plantadas .
Pergunto-lhe por mais espaços verdes? Pelo Parque da cidade já projectado há quase um século? Pela conclusão da Av. Paulo VI também ela projectada há um século? Na existência de um verdadeiro espaço público onde se possam receber Feiras, Congressos, Concertos e tantas outras coisas?
Sr. António José Correia... Peniche tem carências elevadas de infraestruturas de interesse público!

Peniche parou no tempo no início da década de 90!

Deixe de se preocupar na melhor forma de aparecer nos média pra fazer a sua propaganda e coloque essa cabeça a pensar em coisas que realmente beneficiem Peniche, consequentemente os seus moradores e não a sua imagem pessoal perante os habitantes da cidade ou do País!

É por esses e outros motivos que jovens como eu abandonam a cidade natal e procuram um futuro melhor em outra cidade ou País, onde se possa levar uma melhor vida e onde dê vontade saír à rua. Agora olho para Peniche com alguma saudade, é verdade, mas não me imagino a aí passar mais que uma ou duas semanas por ano, sendo as mesmas de férias.

Peniche é monotona, sem cultura, sem actividades, com zonas e ruas Feias e Sujas, sem atractivos a não ser a beleza natural e os extensos areais.
Tenho pena que assim seja, mas não me arrependo NADA de daí ter saído!
Como diz o ditado popular "Quem o avisa, seu amigo é!" caro Presidente.

"Peniche: 10 M€ para requalificar centro histórico"

"A câmara de Peniche anunciou hoje que vai investir 10 milhões de euros até 2011 na requalificação urbana da cidade e na recuperação do fosso da muralha, depois de ter obtido parte do financiamento através de fundos comunitários.
«Com esta intervenção a cidade de Peniche não será o que era, uma vez que o investimento vai aumentar a competitividade territorial, tornando-a mais atractiva, o que irá trazer mais-valias ao desenvolvimento económico», afirmou à agência Lusa o presidente da câmara, António José Correia (CDU).

A principal intervenção vai ser feita no fosso da muralha que, por estar assoreado e com lamas poluídas devido à descarga de esgotos da cidade até 2001, vai ser limpo e transformado num espaço de recreio náutico.

A zona envolvente vai ser também requalificada em termos paisagísticos, estando prevista a recuperação da margem nascente do fosso, a construção de duas travessias pedonais e de uma ponte rodoviária para substituir a actual, a criação de espaços verdes e lúdicos e a iluminação pública das muralhas.

Uma eclusa vai ser também construída na zoa do Cais das Gaivotas para permitir um nível mínimo de água, na praia mar e baixa-mar, para facilitar a entrada de pequenas embarcações.

O mercado municipal, o museu paroquial, a igreja de São Pedro e vários espaços públicos vão ser também requalificados, assim como vão ser criados novos espaços para associações locais.

A autarquia viu aprovada a candidatura ao programa Polis XXI - «parcerias para a regeneração urbana», tendo obtido um financiamento de 5,9 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A autarquia vai investir 2,9 milhões de euros em conjunto com várias associações locais, aos quais acresce um milhão de euros por parte do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, no que à recuperação do fosso da muralha diz respeito.

Para concretizar as obras e «não perder» os fundos comunitários, António José Correia adiantou que o município pretende pedir um empréstimo no valor de 2,1 milhões de euros."
In Diário Digital